A puberdade no menino

Olá pessoal,

Semana passada falei sobre a puberdade na menina. Ficou faltando falarmos sobre como as alterações desta fase da vida afetam o sexo masculino.

O que muda no rapaz?

Também por volta dos 11 anos, o garoto entra na fase da puberdade. Para nós, além daquelas alterações que são comuns à ambos os sexos, também ocorrem outras bastante características do homem.

O corpo

Fisiologicamente, o corpo muda bastante:

Corpo masculino desde a infância até a idade adulta
As alterações do corpo masculino, antes e depois da puberdade]

A proporção de gordura é menor no homem. Os músculos ficam mais definidos. É agora que o rapaz começa a ficar orgulhoso de seu bíceps ou de sua barriga definida, pois é neste ponto que eles ficam  mais notáveis. A voz também muda, começa a ficar grave como a do William Bonner. E como no caso dos seios para as meninas, a voz aqui costuma ser um sinal, um limite que separa os meninos dos homens. A mudança de voz é um evento marcante e, muitas vezes, engraçado. São comuns situações em que o rapaz é traído por sua voz que,  no meio de uma frase importante ou apresentação oral, se afina subitamente, deixando claro que a idade adulta ainda não chegou completamente. E alguns sujeitos não ficam com uma voz grossa, digna de um locutor de jornal. É algo próprio deles, não sendo um motivo para que se sintam menosprezados. Pessoas famosas têm vozes finas:

Danilo Gentili: a voz fina não impediu uma carreira de sucesso
Gentili tem voz fina e não se deixa afetar por isso
Anderson Silva: você se arriscaria a caçoar da voz dele?
Anderson silva, lutador casca grossa, mas com voz fina

 

Pênis longo

Mas não é só aí que ocorrem mudanças significativas. A região genital também se altera drasticamente. O pênis cresce, tanto em circunferência quanto em comprimento. O saco escrotal desce. É por isso que fica evidente, especialmente em calças mais apertadas, aquele volume entre as pernas. Orgulho para uns, vergonha para outros.

O tamanho se mostra também durante a masturbação, já que o pênis, antes manipulado por dois dedos, agora precisará ser envolvido por toda a mão. Este processo, como os seios das meninas, não acontece igual para todos. Um rapaz pode notar este crescimento logo aos 11 ou 12 anos enquanto outro vai ter que aguardar até os 16 ou 17. É aqui que costuma surgir também o velho e difícil conflito do tamanho do pênis e os problemas relacionados que, não raro, acompanham o homem até a idade adulta.

Agora que me toquei

E, já que mencionamos masturbação, agora ela começa a ficar mais e mais frequente.  Descoberto através dos amigos, o que antes era curiosidade passa quase a ser uma necessidade. Necessidade não só fisiológica, mas também social e psicológica. Nas conversas com amigos acabam surgindo as competições por tamanho e desempenho. É comum que rapazes se gabem por terem pênis maiores ou por conseguirem “gozar” várias vezes seguidas. O rapaz, não querendo ficar para trás, pode ansiar por se masturbar mais para “treinar”. Apesar de ser um ato normal nessa idade, a masturbação em excesso pode implicar em problemas tanto de ordem fisiológica como psicossocial. Alguns casos de ejaculação precoce, por exemplo, têm origem na ânsia em se masturbar rapidamente por receio de ser pego no ato (ou mesmo por, de fato, ser pego no ato).

Ainda falando em gozar, é nesta idade que a primeira ejaculação ocorre. Se antes o rapaz já se masturbava, em determinado ponto será surpreendido por jatos de esperma sendo disparados de seu pênis durante o orgasmo. Sem orientação, pode ocorrer, inclusive, do rapaz não saber o que fazer para se livrar dos vestígios da masturbação, se limpando em lençóis, na roupa íntima ou qualquer outro tecido à mão. Nem preciso dizer que isto implica em questões de higiene, mais um motivo para não deixar de orientar sobre a sexualidade, ao contrário do que se costuma dizer por aí.

Também vêm à tona nesta idade algumas lendas relacionadas à ejaculação. Uma delas diz que o sujeito está perdendo sua força vital ou mesmo “gastando” a capacidade de ter filhos, ao ejacular. Isto, associado ao fato de o rapaz relaxar depois do orgasmo, faz com que ele acredite serem estas lendas verdadeiras. Isto não é verdade. Apesar de a masturbação de fato consumir certo número de calorias, não será ela a razão para a perda de tônus muscular ou capacidade física de modo geral, a não ser que a prática esteja ocorrendo em demasia, o que acarreta problemas, como mencionado antes. E, quanto a capacidade de gerar descendentes, a produção de esperma, espermatozoides incluídos, ocorre ininterruptamente durante a vida do homem. Economizar não costuma trazer benefícios e pode, inclusive, levar a quadros de polução noturna, que também são inofensivos.

Polução noturna: não é xixi, hein!

Alguns rapazes acordam molhados à noite. Isto aconteceu com a maioria de nós. Pensamos que voltamos à infância e acabamos fazendo xixi na cama. Não é este o caso. Quando o rapaz fica muito tempo sem ejacular, a natureza, por assim dizer, dá um jeito de aliviar a pressão. Na maioria das vezes por conta de um sonho mais picante, ocorre uma ejaculação espontânea durante o sono. Aquele líquido todo é, na verdade, o esperma que foi liberado durante a noite. Este processo é conhecido e tem o nome de polução noturna. Não é motivo para preocupação, nem sinal de algum problema de saúde. É importante, porém, que a intimidade seja resguardada. Se você que está lendo é pai ou mãe, saiba que este processo é normal durante a adolescência e deve ser respeitado. Talvez, inclusive, seja uma boa hora para conversar sobre a sexualidade. Afinal, o corpo está indicando que experiências sexuais podem ocorrer.

E é isso…

Claro que este texto não esgota o assunto. São muitas mudanças acontecendo durante o período da puberdade. Mas estes são os tópicos que, do meu ponto de vista, costumam causar mais angústia, tanto para o jovem quanto para os pais, considerando a puberdade do garoto. Outros assuntos estão diretamente relacionados, como as primeiras relações sexuais e a gravidez na adolescência, assuntos que, creio eu, são melhor discutidos em posts separados. Por hora basta termos em mente que as mudanças ocorrem com todos, mas não da mesma forma e que são difíceis de lidar, daí a importância de ter apoio de todos os envolvidos. Eu fico a disposição caso queiram perguntar mais sobre este assunto, bem como qualquer outro de interesse. E existem muitas fontes de informação por aí também. Uma delas é meu livro, que pode ser adquirido ao ser clicada a imagem abaixo:

wpid-wp-1409615219666.jpeg

 

Abração e até a próxima

 

 

Uma resposta para “A puberdade no menino”.

  1. […] com você, provavelmente, como acontece com muitos de nós homens. Costuma ocorrer durante a puberdade, quando recém começamos a nos sentir homens. Acordamos envergonhados, pois percebemos a cama […]

    Curtir

O que você achou sobre o post? Discorde, concorde ou comente, mas não fique de fora :)